Qualidade de Software – Qualidade do Produto

Para você, o que é Qualidade do Produto? Como você identifica um produto de qualidade? Saiba que em toda a sua vida você lidou com isso e sequer se deu conta. Vamos entender o por quê.

É certo que a qualidade faz parte de nossa vida, seja no trabalho ou em casa desde produtos quanto serviços. Nosso conceito de “qualidade” é criado de acordo com a informação que recebemos em relação a um determinado objeto ou serviço. Ao longo de nossa vida vamos construindo uma imagem sobre o que é a qualidade ideal para cada um de nós. No início, qualidade era apenas uma visão do que se tinha sobre algo, instrumentos de medição eram utilizados para garantir sua uniformidade, mas somente mais tarde dados estatísticos passaram a fazer parte de um controle de qualidade.

Hoje em dia, a Qualidade do Produto sofre grande influência de gerenciamento estratégico, gerando maior concorrência no mercado e buscando satisfação do consumidor. É com o planejamento estratégico que empresas constroem nome como referência em qualidade através também de rigorosas definições sobre as características que um produto deve levar, com especificações formalizadas como dimensões, peso, funcionalidade, etc.

Para chegar ao resultado esperado em relação a qualidade, podemos utilizar uma inspeção final rigorosa a fim de identificar os produtos bons dos ruins, porém esta prática é muito cara, uma vez que gasta-se muito material, mão de obra, capital para que no fim o produto seja descartado. Frente a isto, temos a opção de efetuar inspeções ao longo de todo o processo de produção, economizando tempo, matéria prima, mão de obra e principalmente capital, conforme a imagem abaixo mostra.

INMETRO_Fluxo_AC

Nesta imagem vemos claramente que a qualidade do produto é aplicada em conjunto com a qualidade do processo.

Conclusão

A Qualidade do Produto são um conjunto de regras que garantem a produção sobre aquilo que foi requisitado. Hoje temos normas e processos que orientam regulamentam como um produto ou serviço deve ser, mas nem sempre foi assim. Contudo a qualidade de um produto também pode estar orientada ao mercado e consumidores os quais pretende atingir. Devemos sempre pensar estrategicamente e incluir inspeções ao longo do processo de produção de um produto para garantir um bom resultado final.