Instalando o Node.js no Windows – How To Node

O Node.js é uma plataforma de desenvolvimento construída com o Google V8 (Chrome’s JavaScript runtime) para construir aplicações de forma mais fácil e altamente escalonáveis. O Node.js usa programação orientada a eventos e modelo de E/S (Entrada/Saída) independente que permite construir aplicações leves e eficientes, perfeito para aplicações com grande tráfego de dados em tempo real que rodam através de dispositivos distribuídos. De fato o Node.js é um ‘javascript para servidor’, mas com muito mais poder de fogo. Com ele você pode construir desde simples páginas do tipo ‘Cartão de Visita’, quanto servidores de stream, webservices, ERPs e muito mais.

1. Pegando a instalação
Acesse a página do Node.js e clique no botão “INSTALL”. Ele fará seu navegador iniciar o download da versão mais atualizada do Node.js. Se preferir utilizar uma versão mais antiga, o botão DOWNLOADS irá levar à página de downloads onde é possível escolher o sistema operacional, plataforma e etc.
Página do Node.js

2. Instalação do Node.js
Após feito o download da instalação do Node, abra o aplicativo e aceite os termos de uso (hehehe), e na janela para selecionar a pasta, coloque C:\nodejs\ ou outra unidade de sua preferência. A grande sacada é, garanta que não haja espaço no nome do diretório, pois caso contrário você poderá ter problemas utilizando o Node.js ou suas aplicações. Tenha em mente que o Node assim como muitos aplicativos são construídos para funcionar em sistemas baseados em Unix/Linux e funcionam no Windows por Cygwin.
Pasta do Node.js

Na tela de seleção de pacotes, garanta que TODOS estejam selecionados, principalmente o Node.js runtime e o NPM. Falaremos sobre o NPM mais tarde. Depois prossiga com a instalação até o fim com “Next, Next, Finish”.
Pacotes do Node.js

Veja que na variável PATH de ambiente do windows, foi incluído o caminho do Node.js que você escolheu. O ideal é que o caminho do Node.js seja o primeiro da lista.
System Path

Agora o Node.js já está instalado, você deve conseguir utiliza-lo no “Prompt de Comando” do Windows, por exemplo em nosso código de teste digite uma linha, dê enter, digite a próxima e enter.

var teste = "Ola Mundo";
console.log(teste);

Deve aparecer um resultado semelhante a este:
Primeiro teste Node.js

3. Minha primeira aplicação em Node.js
Agora que você já instalou o Node, já pode sair usando e para isso podemos aproveitar o script que a equipe desenvolvedora disponibiliza na própria página do Node.
Primeiro webserver Node.js

Para centralizar suas aplicações crie uma pasta em seu micro (aqui usamos a própria pasta do Node em C:\nodejs\apps) e salve o código com o nome de “primeirowebserver.js”. Agora utilizando o “Prompt de Comando” do Windows, acesse a pasta onde você salvou o script e digite: node primeirowebserver.js, deve aparecer a mensagem que o servidor está escutando a porta 1337.
Primeiro webserver Node.js rodando

Abra seu navegador e digite o endereço http://localhost:1337/ para ver sua aplicação rodando:
Primeiro webserver Node.js rodando no browser

Caso o firewall do Windows peça para liberar o aplicativo ou a porta, você deve liberar. Caso contrário não conseguirá acessar sua aplicação Node.js.

4. Utilizando o NPM
O NPM é o gerenciador de pacotes para o Node.js. Com ele é possível instalar diversos módulos disponíveis para a linguagem. Seu repositório é extremamente extenso e possui módulos como gerenciadores de e-mail, acesso a bases de dados via ORM e muito mais.
npm

Vamos utilizar o NPM para instalar o nosso framework de desenvolvimento de aplicações MVC para Node.js, o Express.js. Com ele temos facilidades em criar, desenvolver e renderizar aplicações no padrão MVC.
O primeiro passo é instalar o express. Para isso, digite no prompt de comando: npm install -g express. Se tudo correr bem, você deve ver que o express foi instalado.
Agora precisamos instalar o express-generator. Digite no prompt de comando: npm install -g express-generator. Se tudo correr bem, você deve ver que o express generator foi instalado.
expressjs instalado

5. Criando seu primeiro aplicativo MVC em Node.js com o Express.
Como já foi dito, o Express.js é um framework de desenvolvimento para Node.js que permite construir aplicações MVC muito mais rapidamente, além de oferecer funcionalidades práticas para o desenvolvimento de suas aplicações. Além disso, o Express fornece diversas ferramentas de renderização de páginas, como o Jade, Hogan.js, EJS e jshtml.
Para criar nossa aplicação, no “Prompt de Comando” do Windows, acessa a pasta de aplicações que criamos (C:\nodejs\apps) e digite o comando: express –ejs mvc
Onde “mvc” é o nome do nosso projeto, logo você pode colocar o nome que quiser.
express e primeiro site

Veja que o Express sugere o comando: cd mvc && npm install.
Vamos dissecar isso! cd mvc acessa a pasta do nosso projeto. Aquele && é uma sintaxe do “Prompt de Comando” do Windows que “junta” dois ou mais comandos, logo o que ele vai fazer é acessar o diretório mvc (da nossa aplicação) e executar o próximo comando (repare que funciona semelhante ao arquivo em lotes (.bat)).
O comando npm install, quando executado em uma pasta de projetos que contem o arquivo “package.json”, faz a leitura desse arquivo e busca no repositório online por pacotes e faz a instalação ‘automagicamente’.
npm instalando pacotes do primeiro site

Pronto! temos nossa primeira aplicação MVC em Node.js com Express rodando. Para “subir” o servidor, basta digitar: node app.js

Nas versões mais novas do Express.js, ele cria uma pasta bin e coloca um arquivo www nela. Neste caso temos que digitar node .\bin\www, pois dentro deste arquivo www é que está o comando app.listen() que inicia o servidor web.

Site com express funcionando