Ferramentas que facilitam a vida do profissional de TI

Sempre fui fanático por automatizações. Tudo que eu conseguia automatizar nas minhas rotinas diárias na fábrica de software, eu fazia. A lista de aplicações era extensa… ferramentas de backup, sincronizadores de diretórios, lançador de aplicativos (sim, na época isso não existia no Windows 98/XP), buscas textuais em arquivos num diretório e por ai vai…
O fato é que hoje muitas destas ferramentas existem e são muito úteis para auxiliar a produtividade quando a questão é trabalhar o dia todo no computador.

1. Launchy

Licença Grátis

O Launchy é um inicializador de aplicativos que lhe fornece a opção de abrir qualquer programa que normalmente você abriria pelo “Menu iniciar” digitando um ‘apelido’, por exemplo: Se você quiser abrir o Launchy, você pressiona CTRL+ESPAÇO e na caixa que aparece digita “lau”. Caso você escolha um dos itens da lista e tecle ENTER, a partir daí toda vez que você digitar “lau” o Launchy já irá sugerir aquele aplicativo para que você abra ao teclar ENTER. Além do mais, ele possui um plugin chamado ‘Runner’ onde você pode configurar, por exemplo, para abrir a calculadora do windows ao digitar ‘batatinha’. Vale a pena conferir. Clique aqui para baixar o Launchy.
Launchy

2. Sublime Text 3

Licença 70 dólares

Definitivamente minha ferramenta favorita. Na verdade o Sublime Text é um editor de textos e não somente arquivos *.txt. Com ele você pode programar em JavaScript, PHP, Delphi, Java, C#, Ruby e muitas outras. Seu completador de códigos fornece alta produtividade e você consegue instalar plugins através do Package Control, que amplia ainda mais as funcionalidades do seu Sublime. O único ‘problema’, que nem é tão problemático assim, é que a versão grátis mostra um diálogo incentivando a compra a cada 30 salvamentos, mas com o tempo você se acostuma, afinal a versão paga não tem nada a mais para ofertar a não ser remover este diálogo. Clique aqui para baixar o Sublime Text 3.
Os pacotes que eu instalei através do Package Control: Arduino like-IDE, Stupid Indent, Indent XML, Javascript Beautify, ColorPicker.
SublimeText

3. Beyond Compare 3

Licença 30 dólares

Codificadores vão concordar que uma das piores coisas é comparar dois códigos para saber se são exatamente iguais ou apenas semelhantes. O Beyond Compare faz isso e muito mais. Com ele você pode comparar diretórios inteiros, mesclar três arquivos em um quarto, comparar Mp3, Imagens e etc… Sua versão gratuita funciona em até 30 dias, após isto ele exibe uma janela toda a vez que você pede para comparar dois arquivos, mas você ainda consegue efetuar comparações normalmente. É muito utilizado para fazer mesclagem manual de arquivos quando o controle de versão falha, por exemplo. Clique aqui para baixar o Beyond Compare 3.
BeyondCompare