Certificação de Desenvolvedor Delphi

Após seu anúncio oficial e sua data de lançamento em Junho de 2011, muitos desenvolvedores ao redor do mundo se interessaram sobre o assunto e muitos deles obtiveram certificação já nos 3 primeiros dias em que o serviço foi disponibilizado, porém quais as vantagens em ser um Desenvolvedor Delphi Certificado?

Em primeiro lugar vamos entender o que é a Certificação Delphi. A Embarcadero lançou a ideia de reconhecer e identificar programadores que realmente dominavam a linguagem Delphi e o Rad Studio, então foi criado um local onde profissionais pudessem ser reconhecidos e visualizados através da EDN (Embarcadero Developer Network). Houve a necessidade de categorizar estes desenvolvedores em duas categorias, sendo “Delphi Developer” e “Master Developer”.

Os desenvolvedores precisam estar cadastrados na EDN para poder receber a certificação. A Embarcadero atualiza a conta do desenvolvedor com a informação da certificação obtida para que esta fique disponível na internet. Empresas ou profissionais que adquirem, ou adquiriram, recentemente uma chave da ferramenta Rad Studio já são cadastrados automaticamente na EDN. Repare que não há obrigatoriedade em possuir uma licença do Rad Studio para poder realizar a certificação, porém é altamente necessário que o desenvolvedor tenha contato diário com a ferramenta e linguagem para garantir conhecimento suficiente ou até mesmo poder estudar para o exame.

Certificação Delphi Developer

Delphi Developer Certification Sample

A Certificação de nível 1 da Embarcadero é realizada online, são avaliados conhecimentos gerais em conceitos de programação do candidato. Os principais assuntos são sintaxe da linguagem, técnicas de programação, uso da IDE e desenvolvimento com bancos de dados. De acordo com a página desta certificação, programadores com ao menos dois anos de desenvolvimento com Delphi já são capazes de realizar o teste com sucesso.

Após a ativação do voucher, o desenvolvedor recebe um link por e-mail para realização do exame. O custo para a realização desta prova é de U$ 49,00, porém hoje o contato é feito através da Embarcadero do Brasil, portanto o valor em reais fica a cargo deles. O voucher fica disponível por até 90 dias após sua compra, caso não seja ativado, perde-se o direito de exame. Ao obter sucesso, é gerado um PDF com o certificado e este é enviado juntamente com uma logo através de e-mail para que o desenvolvedor possa comprovar sua certificação.

O material a ser estudado pode ser encontrado no site da Embarcadero através do link http://www.embarcadero.com/certification/delphi-developer e abrange os seguintes conteúdos:

  • Delphi Fundamentals
  • Data types, variables, and Constants
  • Procedures and Functions
  • Classes and Objects
  • Object Interfaces
  • Generics, Attributes and Anonymous Method
  • Database Concepts
  • Standards Routines and I/O
  • Libraries and Packages
  • Memory Management
  • Exceptions and Assertions

Também é necessário inglês técnico para realizar o exame, pois tanto questões quanto respostas estão em inglês.

Certificação Delphi Master Developer

Delphi Master Developer Certification Sample

Para realizar a Certificação nível 2, o desenvolvedor deve deslocar-se até um parceiro Embarcadero, que avaliará conceitos avançados em programação, conhecimentos fundamentais e avançados na sintaxe da linguagem Delphi, técnicas de programação, uso da IDE, construção de projetos e grupos, desenvolvimento e uso de componentes e sua experiência em arquitetar e construir aplicações desktop, cliente/servidor, Internet e aplicações multi-tier. Segundo a página da certificação, desenvolvedores que seguirem a guia de estudos e possuírem ao menos quatro anos de desenvolvimento em Delphi já devem ser capazes de concluir este exame com êxito.

No Centro Parceiro Embarcadero, lista disponível aqui, é possível realizar o exame comparecendo com data marcada, o voucher custa U$ 149,00 fora despesas de viagem (quando houverem). Cada centro pode ter suas próprias regras para o teste.

O material a ser estudado também é encontrado no site da Embarcadero através do link http://www.embarcadero.com/certification/delphi-master e abrange os seguintes conteúdos:

  • Delphi XE Interface and Configuration
  • Delphi VCL
  • Working with Components
  • Delphi Language and Object-Oriented Programming
  • Database Concepts/Data Access Techniques
  • dbExpress
  • DataSnap
  • Writing DLLs and Packages
  • Libraries and Packages
  • Windows Concepts
  • Component Design Basics
  • Internet Programming
  • XML

Também é necessário inglês técnico para realizar o exame, pois as questões estão em inglês.

O que muda para o programador na visão das empresas?

Para as empresas, as certificações são um reconhecimento da habilidade e experiência de seus colaboradores em certas tecnologias. Podem, para isso, utilizar estas certificações como diferenciais competitivos, visto que ao menos um colaborador terá conhecimento para aplicar em soluções para os clientes agregando valor e satisfação. A capacitação constante também é um ponto positivo disso tudo.

Como solicitar a certificação?

É muito comum ver as empresas pagando a primeira tentativa de certificação para seus colaboradores. Por isso vale a pena estudar para conseguir alcançar este objetivo já na primeira tentativa. Cada empresa tem sua própria regra para certificações, consulte o Departamento Pessoal do seu local de trabalho para saber como funciona o processo de certificações e como você pode fazer para participar. Para adquirir o voucher que dá direito ao exame, basta acessar o site da Embarcadero ou clique neste link.

A certificação de desenvolvedor Delphi possui tem a validade de 2 (dois) anos a partir da data de obtenção do mesmo, tempo este estipulado pela própria Embarcadero, de modo a manter cada desenvolvedor sempre atualizado com as versões mais atuais do Delphi.

Quero começar a estudar para a certificação, por onde começo?

Decida qual certificação pretende fazer, em seguida baixe a guia de estudo e colete a ementa (assuntos) da prova. A internet disponibiliza muito material de estudo, principalmente em inglês, veja o maior número de exemplos possível, inicie discussões em fóruns de Delphi, etc. Você pode também organizar grupos de estudos para a certificação nos horários de folga em sua empresa, por que não? é um investimento que você está fazendo em sua carreira e no futuro, valerá a pena.

Acompanhe e utilize os blogs de desenvolvedores renomados como o Andreano Lanusse (ex-technical evangelist Embarcadero e atual Ágile evangelist RallyDev) e Marco Cantú (referência em desenvolvimento Delphi e banco de dados Firebird). Livros de Clean Code e Técnicas de Saneamento de Código Legado também podem ser úteis.

Mais links úteis

Andreano Lanusse http://www.andreanolanusse.com/pt/
Dicas para Certificação Delphi #1 http://www.andreanolanusse.com/en/delphi-developer-certification-tips-1/
Dicas para Certificação Delphi #2 http://www.andreanolanusse.com/en/delphi-developer-certification-tips-2/
Dicas para Certificação Delphi #3 http://www.andreanolanusse.com/en/delphi-developer-certification-tips-3/
Marco Cantú (Inglês) http://www.marcocantu.com/
FAQ Certificação Delphi (Inglês) http://www.embarcadero.com/certification/delphi-certification-faqs
Certificação Delphi Developer Embarcadero http://www.embarcadero.com/br/certification/delphi-developer
Certificação de Desenvolvedor Delphi Master http://www.embarcadero.com/br/certification/delphi-master
Página de compra do voucher para exame online http://www.embarcadero.com/br/how-to-buy